Jogos teatrais
DANIELE CARDOSO
JOGOS TEATRAIS
Trabalho acadêmico apresentando à disciplina de Optativa I Jogos e Improvisação do 1° período do Curso de Artes Visuais do Instituto Federal do Paraná – IFPR – Campus Palmas.
Professora: Carine P. Xavier
PALMAS – PR
2013
1 introdução
Neste trabalho podemos observar as contribuições dos jogos teatrais para o ensino e aprendizagem. Verificar que através de sua prática pode-se desenvolver a criatividade, responsabilidade, socialização e diálogo.
2 jogos teatrais
* Fazer rolinho com o corpo amolecer os braços e aos poucos ir levantando o corpo, a cabeça por último. * Imaginar que tem um monstro e duas portas imaginárias de entrada e saída. E o que fariam com o monstro. * Com uma cadeira contracenar imaginar porta de entrada e saída e fazer algo com a cadeira.
Ex.: pontar (fazer de conta). * Andando pelo espaço andar devagar, andar rápido, andar médio. * Em duplas, um guia o outro, um dos dois fecha os olhos e o colega fala o que está encontrando no caminho.
Ex.: pedra, agua, ponte. * Deitar no chão e imaginar que uma bola está passando pelo coro até os cabelos; (ao final da atividade falar para o grupo o que sentiu como que era bola, etc.) * Em círculo falar o nome, baixo, alto, sussurrado. * Com os olhos fechados soltar os braços, as pernas e demais partes do corpo (pode ter som ambiente) (baixo). * Cada aluno trazer um texto uma história, reflexão, poesia, música, etc. e a professora irá mostrar alguns gestões que devem ser feitos durante a apresentação.
Ex.: passar a mão no nariz. * Balançar os ombros, passar a mão nos olhos, abaixar e levantar-se.
Apresentar para o grupo. * Teatro orgânico (quando usa-se o corpo com gestos mais naturais). * Fazer em forma de círculos vários gestos com o corpo de forma natural