Just in Time
A auditoria operacional surgiu da necessidade de melhorar a qualidade dos relatórios de resultados, tanto na gestão pública como na privada, no que se referem as informações financeiras. Essa necessidade foi suprida através de procedimentos auditoriais, que avaliam o desempenho operacional de uma organização no que diz respeito à economia, eficiência e eficácia, e revisão dos processos administrativo-operacionais.
Com o passar dos anos, a administração foi percebendo que somente os relatórios financeiros não eram suficientes para uma correta avaliação da gestão de uma empresa.
Com isso os auditores internos passaram a exercer também a função de auditores operacionais, inicialmente nas indústrias, e posteriormente passando para outros tipos de empresas.
Sintetizando, dentre os benefícios proporcionados por esse tipo de auditoria, temos o aumento das receitas, melhora do desempenho, diminuição dos desperdícios e de práticas ineficientes, antieconômicas e abusivas, redução nos custos, melhora dos controles, racionalização dos procedimentos e incremento do resultado.
Abaixo, mostraremos o conceito, os objetivos, procedimentos e metodologia, para a realização de uma auditoria operacional bem planejada e bem executada, pois quando isso ocorre, seus resultados são infinitamente maiores do que os custos para a sua execução.
2. CONCEITO
Auditoria operacional consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional, com a finalidade de emitir uma opinião sobre a gestão quanto aos aspectos da eficiência, eficácia, economicidade, efetividade e qualidade, procurando auxiliar a administração na gerência e nos resultados, por meio de recomendações que visem aprimorar os procedimentos, melhorar os controles e aumentar a responsabilidade gerencial.
Conceitualmente, a auditoria operacional é uma atividade especializada exercida nas empresas, que compreende o levantamento de dados e análise da produtividade e a