A filosofia comteporanea
Introdução
A palavra filosofia é de origem grega e significa amor à sabedoria. Ela surge desde o momento em que o homem começou a refletir sobre o funcionamento da vida e do universo, buscando uma solução para as grandes questões da existência humana. Os pensadores, inseridos num contexto histórico de sua época, buscaram diversos temas para reflexão. A Grécia Antiga é conhecida como o berço dos pensadores, sendo que os sophos (sábios em grego) buscaram formular, no século VI a.C., explicações racionais para tudo aquilo que era explicado, até então, através da mitologia.
Durante o século XX várias correntes de pensamentos agiram ao mesmo tempo. As releituras do marxismo e novas propostas surgem a partir de Antonio Gramsci, Henri Lefebvre, Michel Foucault, Louis Althusser e Gyorgy Lukács. A antropologia ganha importância e influencia o pensamento do período, graças aos estudos de Claude Lévi-Strauss. A fenomenologia, descrição das coisas percebidas pela consciência humana, tem seu maior representante em Edmund Husserl. A existência humana ganha importância nas reflexões de Jean-Paul Sartre, o criador do existencialismo.
PRINCIPAIS PROBLEMAS FILOSÓFICOS:
Valorização da ciência e extensão do método científico a outras disciplinas. Confiança no progresso da humanidade. As correntes filosóficas que predominam no período são o positivismo (progresso). Ciência. Destaque para a epistemologia (teoria do conhecimento).
PRINCIPAIS ESCOLAS FILOSÓFICAS:
1. Século XIX: Idealismo,Positivismo,Pragmatismo,Socialismo,Fenomenologia, Lingüística.
2.Século XX: Neopositivismo, Positivismo lógico, Racionalismo, Fenomenologia, Existencialismo, Neokantismo, Estruturalismo, Escola de Frankfurt, Arqueogenealogia.
GRANDES FILÓSOFOS DO PERÍODO:
Século 19
Nascimento e morte
Filósofo
Obra
1770-1831
G.W.F. Hegel
Fenomenologia do Espírito, Ciência da Lógica, Lições sobre a Filosofia da História
1788-1860
Arthur Schopenhauer
O Mundo