Juspositivismo na Inglaterra
A tradição Inglesa é uma diferente das outras, seus teóricos são críticos ferrenhos a common law e defendem a statue law (Hobbes). Vamos ver uma doutrina conciliada com o utilitarismo, o movimento de codificação vai ter esse caráter.
Bentham
Utilitarista (o maior bem para o maior número de pessoas); Tenta aplicar os princípios utilitaristas no movimento de codificação proposto por ele. Vai ter mais influência no exterior do que na Inglaterra.
Bentham é considerado iluminista (se identifica apenas com a primeira fase da Revolução Francesa). Porém faz uma oposição nítida ao jusnaturalismo, assim sendo vai contra as ideias de lei dos iluministas (concebem a natureza humana permanente e fixa); por ser empirista, Bentham, vai afirmar que vemos que o homem não é igual (contradição: Ideias iluministas e ideias empiristas).
Algumas ideias “jusnaturalistas” dele
- Acreditava em um a ética fundada em princípios objetivos. Porém esses princípios são diferentes do iluministas; Benthma diz que esses princípios são utilitaristas, existindo então um legislador universal. Logo: - É possível estabelece leis racionais validas para todos os homens - Idea de que a lei deve se ser clara e breve (um grande parentesco com os franceses, a única coisa que vai mudar entre eles são os princípios) A finalidade da lei é dirigir a conduta humana, para isso então ela tem que ser clara e ser concisa.
Ideias de Bentham
1) Em primeiro momento ele propõe uma reforma e uma reorganização sistemática do direito inglês (que não era até então codificado., mas era trabalho dos juízes que fundavam leis em casos concretos). Para ele o direito era assistemático e caótico, era necessário arruma-lo. (Ele vai estudar a commom law)
2) Na segunda fase ele apresenta um digesto do direito inglês, e diz que deveria conter, de modo sistemático, as regras de direito que constituíam os princípios fundamentais do ordenamento jurídico. Há a tentativa, por