Juros simples e compostos
1.1 Conceitos básico
JUROS SIMPLES
Podemos definir juros como o rendimento de uma aplicação financeira, valor referente ao atraso no pagamento de uma prestação ou a quantia paga pelo empréstimo de um capital. Atualmente, o sistema financeiro utiliza o regime de juros compostos, por ser mais lucrativo. Os juros simples eram utilizados nas situações de curto prazo, hoje não utilizamos a capitalização baseada no regime simples. Mas vamos entender como funcionava a capitalização no sistema de juros simples.
No sistema de capitalização simples, os juros são calculados baseados no valor da dívida ou da aplicação. Dessa forma, o valor dos juros é igual no período de aplicação ou composição da dívida.
A expressão matemática utilizada para o cálculo das situações envolvendo juros simples é a seguinte:
J = C * i * t, onde
J = juros
C = capital i = taxa de juros t = tempo de aplicação (mês, bimestre, trimestre, semestre, ano...)
M = C + J
M = montante final
C = capital
J = juros
DESCONTOS SIMPLES
Por Fora (Comercial ou Bancário)
O desconto é calculado sobre o valor nominal (S) do título, utilizando-se taxa de juros simples Df = S.i.t É o desconto mais utilizado no sistema financeiro, para operações de curto prazo, com pequenas taxas. O valor a ser pago (ou recebido) será o valor atual C = S – Df = S – S.i.t , ou seja C = S.(1- i.t) Por Dentro (Racional) O desconto é calculado sobre o valor atual (C) do título, utilizando-se taxa de juros simples Dd = C.i.t Como C não é conhecido (mas sim, S) fazemos o seguinte calculo:
C = S – Dd ==> C = S – C.i.t ==> C + C.i.t = S ==> C(1 + i.t) = S C = S/(1 + i.t)
Este desconto é utilizado para operações de longo prazo. Note que (1 – i.t) pode ser nulo, mas (1 + i.t) nunca vale zero.
1.2 Calculo de juros simples
Exemplo 1
Qual o valor do montante produzido por um capital de R$ 1.200,00, aplicado no regime de juros simples a uma taxa mensal de 2%, durante 10 meses?
Capital: 1200 i = 2%