Juros simples e compostos
Disciplina: Matemática Financeira
Introdução
Primeiramente, passamos o que é juros: Juros é um atributo de uma aplicação financeira, ou seja, referimos a uma quantia em dinheiro que deve ser paga por um devedor (o que pede emprestado), pela utilização de dinheiro de um credor (aquele que empresta). Existem dois tipos de juros:
Os Juros Simples - São acréscimos que são somados ao capital inicial no final da aplicação,
Juros Compostos - São acréscimos que são somados ao capital, ao fim de cada período de aplicação, formando com esta soma um novo capital.
Capital é o valor que é financiado, seja na compra de produtos ou empréstimos em dinheiro.
As diferentes formas de geração dos rendimentos (juros) é que denomina os regimes de capitalização.
Justificativa
A resposta correta para todas as definições apresentadas acima são: depende da forma de captação.
Depende basicamente de dois fatores:
Primeiro: A empresa é tomador ou doador dos recursos?
Segundo: Qual o prazo da operação? E a taxa de juros esta expressa em que período?
Como tomador dos recursos certamente empresa quer pagar menos juros, a contramão disto é que emprestando espera receber mais juros, portanto o prazo da operação e o período de capitalização da taxa são muito importantes para determinar qual o melhor regime.
Desenvolvimento
Dependendo do aporte de capital necessária e comparando as melhores taxas e prazos, podemos determinar qual o melhor regime. Fazendo um paralelo com o dia a dia das empresas podemos considerar de forma geral que o melhor regime a ser utilizado na captação de recursos utilizando as taxas de juros simples, no entanto as mesmas não tem esta oportunidade já que as instituições financeiras determinam sempre o