Bioquimica
Disciplina: Bromatologia Profª: Pricila Pelagatti
Curso: Nutrição/ Noturno
Discente: Antonio Idalicio
ESTUDO DIRIGIDO DE PROTEÍNAS
1) O que são proteínas?
São compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânico mais abundante de matéria viva.
2) O que é aminoácido?
Os aminoácidos são moléculas que contêm simultaneamente grupos funcionais amina e ácido carboxílico. Pode-se dizer, também, que os aminoácidos são monômeros dos peptídeos e das proteínas.
3) Como se forma a ligação peptídica?
Ligação entre dois aminoácidos vizinhos em uma molécula de proteína. Estabelece-se sempre entre o grupo amina de um aminoácido e o grupo carboxila do outro. Durante a formação das ligações peptídicas, quando a proteína está sendo produzida, o grupo carboxila de um dos aminoácidos perde um agrupamento -OH (hidroxila), ficando com uma ligação livre. Ao mesmo tempo, o grupo amina do outro aminoácido perde um hidrogênio (-H), ficando igualmente com uma ligação livre. Os aminoácidos unem-se, então, por essas ligações que ficaram livres, estabelecendo a ligação peptídica. O grupo -OH da carboxila de um dos aminoácidos une-se ao -H do grupo amina do outro, formando uma molécula de água. Assim, a união entre dois aminoácidos é uma reação de condensação (síntese por desidratação). As moléculas resultantes da união de aminoácidos são genericamente chamadas peptídios.
4) Em que as proteínas se diferem entre si?
Pela quantidade de aminoácidos da cadeia polipeptídica, pelos tipos de aminoácidos presentes na cadeia, pela sequência em que os aminoácidos estão unidos na cadeia.
5) O que são aminoácidos essenciais e aminoácidos naturais?
Um aminoácido essencial é aquele que o organismo considerado não é capaz de sintetizar mas é necessário para o seu funcionamento.
Também chamados de aminoácidos