Jundia
Localizada a pouco mais que 50 km da capital, Jundiaí é um dos municípios mais importantes do Estado de São Paulo. É uma das maiores cidades paulistas, sendo a 59° maior do Brasil, superando quatro capitais estaduais.
Com mais de 350 anos de sua fundação, a cidade, hoje com aproximadamente 374 mil habitantes (Projeção SEADE/IBGE 2011), possui mais de 700 indústrias, entre elas inúmeras multinacionais de alta tecnologia. No entanto, mesmo com todo o progresso pelo qual a antiga vila passou, a cidade não perdeu suas características de cidade do interior, sendo ainda conhecida pela produção das uvas, de frutas e pela vida rural em geral.
Com um centro urbano bastante desenvolvido, Jundiaí oferece todos os serviços considerados relevantes em uma cidade de médio porte, destacando-se por um comércio forte e bem estruturado, composto por um centro bem organizado e quatro shoppings. A cidade é considerada, atualmente, a 8ª. economia do estado de São Paulo e uma das principais do país, além de ser reconhecida como a cidade que possui um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano de São Paulo.
Jundiaí também é reconhecida pelas festas. A Festa da Uva, cuja primeira edição aconteceu em 1934 é famosa nacionalmente. A cidade foi berço do desenvolvimento espontâneo, por meio de uma mutação genética, da uva Niágara Rosada, a uva de mesa mais consumida no país. O calendário de eventos é ainda complementado por inúmeras outras festas e eventos como a Festa da Colonia Italiana, integrante do calendário oficial de eventos do Estado de São Paulo, a Festa Portuguesa, a Festa do Vinho Artesanal e tantas outras atividades realizadas em vários bairros da cidade, guardando assim a tradição da vivência em comunidade e um pouco do jeito caipira de viver, típico das pequenas cidades do interior.
Além das Festas, que movimentam verdadeiras multidões de participantes e turistas que vem a cidade, Jundiaí ainda destaca-se por seus inúmeros atrativos de natureza cultural,