Questionário
Iniciada na Inglaterra no século XVIII onde as sociedades passam de artesanais e agrarias para industriais com manufaturas mecanizadas. Isso trouxe uma mudança rápida na vida dos homens, por isso foi conhecida como uma revolução; acarretando por outro lado uma aceleração nas transformações históricas.
2. O que são as fases 1ª. e 2ª. da Revolução Industrial, em que se diferem?
A Primeira etapa ocorreu entre 1760 a 1860, onde ficou limitada, primeiramente, à Inglaterra. Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com a utilização do tear mecânico; e das máquinas a vapor. Revolução Industrial
A segunda etapa ocorreu no período de 1860 a 1900, diferentemente da primeira fase, a revolução espalhou-se pela Europa, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram. Houve inovações como o emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, e o desenvolvimento de produtos.
3. Quais as causas da Revolução Industrial?
As maiores causas da Revolução Industrial foram o espírito capitalista dos empresários, o aperfeiçoamento dos meios de processos e o aumento da produção e da produtividade.
4. Quais as características da Revolução Industrial?
A maior característica foi a troca da sociedade artesanal para sociedade que permitiu o aumento da produção de manufaturas, gerando diminuição no custo.
5. Quais as consequências da Revolução Industrial?
Uma das consequências da revolução foi a mudança da sociedade, isso trouxe a consolidação do capitalismo e deu mais poder a burguesia, houve também um desenvolvimento tecnológico, aumento da produtividade, esgotamento de recursos naturais, e o surgimento do capitalismo financeiro.
Houve também consequências sociais como: baixos salários, jornadas de trabalho de 14-18 horas por dia, exploração trabalho feminino e infantil, inexistência de garantias trabalhistas e péssimas condições de higiene