juliana
FLORES” DE GERALDO VANDRÉ.
STILISTIC ANALYSIS OF THE SONG "PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE
FLORES" FROM GERALDO VANDRÉ.
1GUERGOLETT, E.C; 2VECCHIA, A.E.
Faculdade de Letras/ FIO/ FEMM.
RESUMO
Este artigo tem por objetivo centrar-se no reconhecimento das expressões da música e seus valores estilísticos como representação de um momento marcante para toda a sociedade brasileira, tendo como objetivo demonstrar a importância dos recursos estilísticos na sua significação e os seus valores dentro do contexto histórico. Utilizando diversas obras, a análise procura demonstrar alguns métodos aplicados pelo autor da música para criticar o poder da época e mostrar as dificuldades que os brasileiros estavam enfrentando, devido a tais mudanças.
Palavras - chave: análise, estilística, música.
ABSTRACT
This article aims to focus on the recognition of music expression and its stylistic values as representation of an important moment for the Brazilian society with the aim of demonstrating the importance of stylistic resources in its meaning and its values within the history context . Using several works, the analysis aims to show some methods applied by the song author to criticize the power of the period and show the difficulties that the Brazilians were facing, because of these changes.
Keywords: analysis, stylistic, music.
INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado a seguir tem como objetivo explicar um pouco sobre o que é Estilística, e as funções que ela exerce dentro da música, e faremos uma análise a partir do contexto histórico encontrado abaixo.
Veremos também as técnicas utilizadas pelo compositor para expressar a revolta que a população brasileira estava sentindo em relação aos acontecimentos da época. O MOMENTO HISTÓRICO.
A FORMAÇÃO DO GOVERNO MILITAR.
Em abril de 1964, instalou-se no Brasil uma ditadura militar, que controlou o poder por 21 anos. Os militares comandaram todos os