Ciencias da saúde
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RJ
Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação
Associação entre dor lombar, atividades laborais, postura e restrições do movimento em funcionários do IFRJ – Campus Realengo
Cibele Sousa Nascimento
Adriana Ribeiro de Macedo; Raquel Garcia Pereira Pimentel; Felipe José Jandre dos Reis; Fábio Luis
Feitosa Fonseca adriana.macedo@ifrj.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Palavras-chave: dor lombar, prevalência, cadeia posterior, atividades ocupacionais, trabalhador
Introdução
A lombalgia afeta 80 a 90 % da população em algum momento de suas vidas e é um importante problema socioeconômico, uma vez que consiste na causa mais freqüente de morbidade e incapacidade em adultos jovens (JANWANTANAKUL, 2011; Ocarino et al, 2009).
A dor lombar é o sintoma musculoesquelético mais prevalente, é ainda uma importante causa de absenteísmo no trabalho e a maior causa isolada de acidentes ocupacionais (LADEIRA, 2011). Desta maneira, a lombalgia pode ter importantes repercussões para empregados e empregadores e torna-se fonte de preocupação nas áreas de saúde e socioeconômica da sociedade (LADEIRA, 2011). O Campus
Realengo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRJ), concentra cursos da área da saúde e se preocupa em conhecer as condições de saúde da comunidade interna, trabalhadores do Campus e da região ao redor deste. Visando desenvolver estratégias de prevenção em saúde direcionadas às necessidades do público alvo.
Assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a associação entre dor lombar, atividade laboral e deslocamento anterior do tronco em trabalhadores dos setores administrativos, apoio ao ensino, serviços gerais e segurança do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ).
Resultados e Discussão
Cinqüenta e sete