Juliana
INTRODUÇÃO
Jean Piaget foi um psicólogo e biólogo suíço que destacou-se pela sua produção contínua de pesquisas, pelo rigor científico de sua produção teórica e pelas implicações práticas de sua teoria, principalmente no campo da educação. Sendo assim, nós apresentaremos sua vida, suas obras e seus estudos defendidos, dentre eles a epistemologia genética e as importantes teorias sobre o desenvolvimento humano, destacando os apectos relacionados com a educação.
O autor e sua história
Especialista em psicologia evolutiva e epistemologia genética, Jean Piaget nasceu na Suíça, em 1896 e morreu em Setembro de 1980, também na Suíça. Estudou o desenvolvimento intelectual. Casou-se e teve três filhos, os quais utilizou para seus estudos sobre as estruturas lógicas do pensamento das crianças. O próprio Piaget se descreveu naturalista e biólogo formado, mas extremamente interessado pela epistemologia, o que o fez estudar psicologia. Começou a trabalhar cedo, aos 10 anos foi convidado pelo Museu de história Natural de sua cidade.
Estudos e trabalhos (empregos e escritos)
Os estudos e os trabalhos de Piaget se iniciaram cedo e foram da Biologia à Psicologia, mas também tiveram espaço nas áreas de Sociologia, História da Ciência, Filosofia, Educação, Economia e Direito. Aos 11 anos escreveu uma pequena notícia sobre um pardal albino e esta pequena notícia escrita é considerada o início de sua carreira. Muito interessado em Biologia, aos 15 anos publicou um artigo sobre moluscos, fósseis e zoologia. Ao longo de sua vida, Piaget publicou diversos artigos sobre o assunto. Estudou os trabalhos de integrantes da escola gestaltista de Berlim e, a partir disto, produziu o "Esboço de um neopragmatismo". Estudou ainda ciências naturais, em 1918, e obteve o grau de Ph.D (doutorado). Interessou-se pela psicanálise e, trabalhando em uma escola para meninos, juntamente com o criador da escola, Alfred Binet, desenvolveu testes para medir a inteligência. Piaget