julgamento de bovinos
DE
JULGAMENTO
Barbacena, 21 de março de 2012.
A ARTE DE JULGAR
Introdução
A Ezoognósia ou Exterior é o ramo da Zootecnia que estuda a conformação externa dos animais domésticos, apreciando as belezas e defeitos, para a conseqüente avaliação do mérito de cada indivíduo. O termo Ezoognósia vem do grego: ex = fora, zoo = animal; gnosia = conhecimento.
Alguns autores preferem definir a Ezoognósia como o estudo da morfologia externa dos animais em função de suas atividades econômicas. De qualquer forma, a Ezoognósia está intimamente relacionada à arte de julgar ou apreciar os animais. Ela confere ao criador as bases indispensáveis para o julgamento.
O julgamento dos animais com base no exterior se apoia principalmente na existência de uma associação entre a forma do indivíduo e a função por ele desempenhada. Esta correlação entre forma do indivíduo e função resulta em última análise no tipo.
Em Zootecnia, quando se menciona apenas o tipo, subtende-se a soma dos atributos morfológicos externos que indicam a tendência do animal para uma determinada produção.
Desde milênios o homem tem revelado essa preocupação de colocar num mesmo indivíduo as boas qualidades de conformação aliadas às de elevada produção. A História relata que as observações dos primeiros agricultores levaram à dedução de que certas caraterísticas morfológicas externas eram desejáveis nos animais realizando funções específicas, como a de produzir leite, carne, trabalho ou lã.
O julgamento pelo exterior se baseia principalmente no exame de conformação, e deve incluir não somente as características raciais, mas também aqueles que acusam o tipo. Justamente neste particular, isto é, quando leva em consideração o tipo, é que a apreciação pelo exterior adquire importância como prática de melhoramento. Em algumas categorias, a associação entre tipo e produção é mais nítida, como por exemplo, no gado de corte. Muitas características de importância econômica para a produção de