História
A Psicóloga ROSELY SAYÃO, publicou no Jornal Folha de São Paulo, um artigo com o título "DESOBEDIÊNCIA FAZ PARTE” no dia 09/08/2011, no qual analisa a transgressão dos filhos. A matéria foi publicada no Caderno Equilíbrio.
Um aluno está desenvolvendo uma pesquisa na qual pretende analisar a transgressão cometida pelas crianças e adolescentes e pretende utilizar o texto acima como uma de suas fontes para a construção da fundamentação teórica.
Em sua fundamentação teórica o aluno escreveu o seguinte texto:
Na adolescência, a transgressão assume uma característica que lhe é própria, assume um objetivo mais amplo que o simples ataque à lei. Assume uma dimensão essencial no processo de individuação e fechamento da infância, formando, junto a outros elementos, a mola que impulsiona a criança no sentido da realização do adulto, evidenciando e preservando o que lhe é peculiar.
Neste sentido, Sayão (2011) alerta que:
*Analise o trecho no final da pergunta* É correto afirmar que o texto do aluno contém:
I. Uma citação direta longa, porque contém mais de três linhas.
II. Uma citação direta curta, por esta razão, está deslocada em relação à margem esquerda.
III. A indicação do autor em caixa baixa, porque foi feita em seu texto (do aluno)
IV. Uma citação indireta longa.
São corretas as afirmações contidas apenas em:
001.jpg II, III e IV
I e III.
I e II. III e IV. I, II e III. m um trabalho de pesquisa sobre o tema A UNIVERSIDADE DO FUTURO, os alunos de uma turma fizeram a indicação da bibliografia utilizada na fundamentação teórica da seguinte forma:
I.
Livro: Rumos e desafios da educação
Publicado em 2002, pela Editora Quórum, São Paulo
Autor: Antonio Luiz Mendes de Almeida
Artigo da Revista Aprender, editada pela CM Consultoria de São Paulo; publicado nas páginas 22 a 30, exemplar Maio/Junho de 2002; escrito por Ryon Braga, com o título: “Como será o futuro da educação?”
Pesquisa no site