jornalismo
jornalismo começou a surgir no Brasil em 1994, quando as primeiras publicações foram feitas pelo Jornal do Comércio de Recife que trouxeram uma série de novos desafios para o profissional de comunicação, mais especificamente na área de jornalismo.
O pioneiro entre os grandes jornais a vincular na plataforma web foi o Jornal do Brasil, em 28 de Maio de 1995 onde no início as equipes eram reduzidas e mais limitadas na área de tecnologia. Com o tempo foram agregando mais profissionais.
Em 1997, a internet passaria a contar também com o conteúdo de grandes revistas como a Veja que passa a disponibilizar um conteúdo semanal.
Cinco anos após o surgimento dos primeiros jornais online, as grandes empresas decidem investir capital nos veículos e efetivamente produzir conteúdo específico para este canal. Assim, jornais como Estadão Online, a Folha Online e a Revista Veja passam a destinar espaço às notícias em tempo real voltada exclusivamente para o publico internauta.
Em 2000 foi o ano que surge o primeiro jornal exclusivamente online. O IG provedor gratuito lança o último segundo, que contaria com notícias produzidas por agências de informação e reportagens produzidas por uma redação própria.
Página do IG em 2008.
Ao passar dos anos o web jornalismo só cresceu e invadiu cada vez mais a rotina dos brasileiros, ficou muito comum alguém dizer que o veículo que ela mais utiliza para se manter informado é a internet.
As redes sociais também é um modo que o leitor se tornar muito ativo com inúmeras páginas disponíveis com notícias sendo publicadas quase que instantaneamente gerando assim muitos debates, enquetes e até mesmo chats.
Exemplo de Portal de Notícia em Rede Social (Facebook).
Nas grandes reportagens online também, podemos contar com a multimídia ou seja um texto com imagem e som na narração do fato jornalístico, um grande diferencial de outras mídias.
Outra característica do web jornalismo é a possibilidade de