Jornalismo cultural
CULTURA
São Paulo
Maio/2008
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. O QUE É JORNALISMO CULTURAL?
3. COMO É DESENVOLVIDO?
4. QUEM SÃO OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS?
5. QUAIS SÃO OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO UTILIZADOS?
6. QUAL O PAPEL DO JORNALISMO CULTURAL NA ATUAL SOCIEDADE
E QUAL A IMPORTÂNCIA DESTE TEMA?
7. CONCLUSÃO
8. ANEXO
9. BIBLIOGRAFIA
1. INTRODUÇÃO
Através do trabalho aqui apresentado, procuramos enfatizar as principais características do Jornalismo Cultural. Nosso principal objetivo é mostrar ao leitor deste trabalho o desenvolvimento, os profissionais envolvidos, os meios de comunicação e a importância do Jornalismo Cultural para a sociedade.
2. O QUE É JORNALISMO CULTURAL?
É um âmbito do jornalismo caracterizado pelo que se trabalha, sendo eles, acontecimentos intelectuais (artísticos e científicos), nacional, internacional, estadual ou regional. Podemos incluir também acontecimentos sociais, debates, tradições culturais de uma determinada região, enfim fatos ligados à cultura.
As primeiras matérias sobre cultura originaram-se em torno do século XVIII, na França com panfletos literários e revistas especificamente voltadas para as mulheres.
O jornalismo cultural é também aquele que reflete lealmente as problemáticas globais de uma época, satisfaz demandas sociais concretas e interpreta dinamicamente a criatividade potencial do homem na sociedade (tal como se expressa em campos tão variados como das artes, da música, do teatro, das crenças, da literatura etc.) Assuntos que valorizam as realizações interiores e culturais. O jornalismo cultural atribui um duplo papel para o jornalismo de cultura, de um lado, os cadernos diários que se traduzem pela aproximação com a informação de atualidade e a prestação de serviços, servindo como vitrines do mercado cultural; de outro, os