Jornalismo Cultural
entretenimento x erudição nacional x internacional regional x central jornalista x acadêmico reportagem x crítica
O JC "começou" no Brasil no final do século XIX com Machado de Assis.
Formatos de notícias no JC: resenhas, críticas, reportagens, perfis, entrevistas e crônicas.
* Jornalismo literário não é sobre literatura, ele usa recursos da mesma (descrição detalhada, diálogos.
Literatura/ teatro/ pintura/ escultura/ cinema/ música/ arquitetura
Moda/ design/ gastronomia/ TV
O bombardeio de dados e informações da era eletrônica criou uma carência ainda maior de análises e comentários que suplementem argumentos, perspectivas e contexto para o cidadão desenvolver senso crítico.
Entretenimento (dinâmica efêmera) - diversão, passatempo, distração - um dos maiores ativos da economia global - consumo imediato - o jornalismo ajuda na divulgação.
Cultura (dinâmica adaptativa e cumulativa) - hábitos, costumes, conhecimento, intelectualidade.
O JC procura influir sobre os critérios de escolha dos leitores, fornecer elementos e argumentos para sua opinião. Ele tem o dever do senso crítico, da avaliação de cada obra cultural e das tendências que o mercado valoriza de acordo com seus interesses.
O papel do JC não é só anunciar e comentar lançamentos, mas também refletir sobre o comportamento, os novos hábitos sociais, os contatos com a realidade político-econômica da qual a cultura faz parte. Ex: noticiamos o lançamento de um livro, mas raramente avaliamos o processo de vendas e aceitação do público. O JC tornou-se um espaço de produção discursiva voltada para o entretenimento - consumo imediato, superficialidade das abordagens, sociedade do espetáculo.
O JC deve ao mesmo tempo convidar e provocar o leitor (sendo