O jornalismo cultural nos jornais
Esta pesquisa tem o intuito de realizar a investigação sobre a produção e divulgação da cultura pelos meios de comunicação. Sempre estive muito ligada e tive muito interesse de estudar, estar envolvida e participar de eventos culturais da cidade de Santa Maria. São muitos eventos que acontecem e muitas vezes nem são noticiados. Mas é impressionante ver como todos os meios de comunicação se mobilizam para divulgar shows nacionais quando vêem na cidade. Shows “do momento” que daqui há 1 ano no máximo já saíram das paradas de sucesso.
Após uma aula com um professor da graduação Carlos Alberto Badke , onde o mesmo criticava os meios de comunicação por não levarem cultura aos seus leitores e sim apenas entretenimento , decidi me dedicar a pesquisar o que atrapalha ou impulsiona o jornalismo cultural dentro das redações.
O jornalismo cultural deveria proporcionar ao leitor, ouvinte ou telespectador informações, amostras entre outras formas de divulgação de cultura. Passando por todas as culturas e eventos culturais, mas o que vemos repetidamente no nosso cotidiano é uma repetição de notícias e informações sobre eventos e mesmos artistas de sempre já conhecidos pela grande maioria da população.
Talvez o meu objetivo seja esperançoso demais e ilusório, mas com meu trabalho pretendo despertar nos jornalistas assim como nos editores e demais produtores de jornalismo a não serem escravos do que a indústria cultural determina como produto, mas sim da cultura e sua divulgação de uma maneira geral.