Jornada de trabalho
INTRODUÇÃO
A enfermagem vem sofrendo modificações na dimensão do seu processo de trabalho, vivenciando muitas vezes uma rotina estressante e exaustiva sem planejamento em suas atividades ocasionando cansaço e sobrecarga, devido geralmente a longa jornada de trabalho. De acordo com esta realidade, questionamos: Como o profissional qualifica a assistência prestada por enfermeiros e será que ele percebe que o acúmulo de empregos afasta de ver o cliente?
OBJETIVO
Identificar os fatores decorrentes da jornada de trabalho que afetam a qualidade da assistência de enfermagem prestada pelo enfermeiro em um hospital geral.
Propor estratégias passíveis de contribuir para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem.
REFERENCIAL TEÓRICO
Qualidade da assistência x sobrecarga de trabalho
A assistência no atendimento básico como prevenção, curativo e reabilitação desenvolvida pela equipe de enfermagem muitas vezes não são aplicadas por conta da sobrecarga de atividades e também na correria, no esgotamento, deixando os profissionais apáticos e cansados, o estresse e a desmotivação com conseqüentes conflitos e insatisfações.
No momento em que o enfermeiro for visto com direito a um ambiente onde existam condições de trabalho, já terá melhorias de vida gerando bem-estar no aspecto físico e mental. Qualidade de vida no trabalho é ouvir as pessoas e ultilizar o máximo suas potencialidades. Ouvir é procurar saber o que as pessoas sentem, querem, pensam, é desenvolver nas pessoas condições para que elas, ao se desenvolverem, consigam desenvolver a empresa.
ASPECTOS METODOLÓGICOS
Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva sobre jornada de trabalho. A pesquisa descritiva registra, analisa e interpreta os processos atuais.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao longo dos anos a enfermagem tem-se empenhado em assistir o ser humano da melhor forma. Diante de pesquisas, as