JORNADA DE TRABALHO
JORNADA DE TRABALHO: DURAÇÃO E PERÍODO DE DESCANSO
BRASILIA/ 2015
JORNADA DE TRABALHO: DURAÇÃO E PERÍODO DE DESCANSO
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 JORNADA DE TRABALHO
2.2 JORNADA DE TRABALHO E ASPECTOS RELIGIOSOS
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1. INTRODUÇÃO
Período de trabalho ou jornada de trabalho é algo essencial para o ser humano, seja pela ordem econômica ou social. A partir do momento em que você é contratado numa empresa, é necessário que sejam cumpridas as suas horas de trabalho, que é chamada de jornada de trabalho, podemos dizer que se trata do tempo em que o empregado fica à disposição do empregador, aguardando ordens.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 JORNADA DE TRABALHO
Para alguns empregados o período de trabalho serve para mensurar horas extras e engordar os seus vencimentos no final do mês, porém, por outro lado, este não é o objetivo da Lei, a mesma está preocupada em evitar certos abusos por parte do empregador e exposição do empregado a uma carga horária que chegue a prejudicar sua saúde e seu convívio social.
A jornada de trabalho normal é o espaço de tempo durante o qual o empregado deverá prestar serviço ou permanecer à disposição do empregador, com habitualidade, executadas as horas extraordinárias.
Na época do século XIX a jornada chegava a atingir períodos de 12 a 16 horas, mesmo entre os menores e as mulheres. Não existia nenhuma limitação, como atualmente nosso ordenamento jurídico descreve.
Atualmente no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988, a jornada de trabalho sofreu novas alterações, passaram a determinar que a jornada de trabalho não ultrapassasse às 8 horas diárias e 44 horas semanais.
Art. 7º inciso XIII – duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de