Jomo Kwame
Eleito em 1963 e nomeado presidente em 1964, Jomo Kenyatta foi o primeiro presidente do Quênia e ainda hoje é muitas vezes referida como mzee (o Pai da Nação).
Kenyatta nasceu sob o nome de Kamau aos pais Kikuyu, na cidade de Gatundu, distrito de Kiambu em torno de 1894 (a data exata de seu nascimento é desconhecida). Seus pais morreram quando ele era jovem, e ele então mudou-se para Muthiga para viver com seu avô, onde ele se matriculou na Igreja da missão da Escócia Thogoto escola, se converteu ao cristianismo e foi batizado como Johnstone.
Kenyatta deixou Thogoto em 1922 e tornou-se um escrevente e leitor de hidrômetro com o Tribunal Municipal de Nairobi. Ele se envolveu com a Associação Central Kikuyu (KCA) em 1925 e renunciou ao seu cargo no governo naquele mesmo ano. Em 1928 Kenyatta tornou-se secretário-geral do KCA e editor do seu jornal Kikuyu vernáculo, Muiguithania (O Reconciliador).
Apontado como um emissário para a Inglaterra pela KCA, Kenyatta fizeram apresentações para o Escritório Colonial na Inglaterra em 1929 e 1930. Ele foi enviado a Londres, pela segunda vez em 1931, onde permaneceu até 1946. Enquanto na