africa e asia
1ª Pesquise e responda:
A Quais as razões das independências na África e na Ásia?
R= A luta dos nativos da África e da Ásia contra os dominadores europeus, O enfraquecimento das potências europeias em razão das pedras sofridas durante a segunda Guerra, Várias delas tinham colônias na Ásia e na África.
B Na Índia, Qual o principal líder das lutas pela independência? Que estratégias adotou?
R= Mohandas Gandhi (1869-1948), mais conhecido como Mahatma (Grande alma).
Para enfrentar a dominação inglesa, Gandhi propôs e liderou a resistência pacífica, uma tática de luta baseada na desobediência civil.
2ª Na África, Ocorreram dois movimentos importantes, o Negritude e o Pan-africanismo. Caracterize os dois movimentos.
R= A negritude foi um movimento político-literário nascido nos anos de 1930, cujos principais representantes eram o senegalês Leopold Senghor, primeiro presidente do Senegal, e Aimé Césaire (natural da Martinica) ambos escritores e poetas eles rejeitavam a dominação colonial Francesa, denunciavam o racismo e enfatizavam a necessidade de solidariedade entre os negros. O Pan-Africanismo, por sua vez, era um movimento político que também criticava o racismo e defendia a necessidade de união de todos os africanos e seus descendentes para libertar a África de seus opressores, os dirigentes coloniais brancos.
3ª Sobre as lutas pela independência na África, Preencha o quadro a baixo: Local Lideres Estratégias Resultados
Costa do ouro
Doutor Kwame Nkrumah.
Inspirado na tática da resistência pacifica criada Gandhi, Nkumah propunha o boicote aos produtos ingleses e a desobediência civil.
Aos poucos, movimentos de desobediências civil cresceu e a Grã-Bretanha decidiu negociar com os africanos. Em 1957, a Costa do Ouro alcançava a independência e Kwame Nkrumah assumia a chefia do governo.
Quênia
Kamau wa Ngengi, mais conhecido como Jomo Keneyatta.
Em 1944, Kenyatta fundou o Kanu (União