A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA
DE
HISTÓRIA
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E ÁSIA
Alunos: Daniella (6), Heloisa (14), Nicolas (30), Rafael Marcos (33) e Vanessa (36).
3º ANO: A Professora: Kelli Valor: 2,0
Introdução
Com o surgimento do sistema capitalista e o grande acumulo de riquezas concentradas em determinadas nações, a busca por novas terras a serem exploradas se tornou comum entre as grandes economias mundiais.
Alguns países como a Inglaterra, a França, Bélgica, Alemanha, Estados Unidos e Japão ficaram conhecidos como ‘Potencias Imperialistas’ pois obtinham um grande enriquecimento pós-industrialização. As terras buscadas por esses países serviriam para fornecer a matéria prima usada nas indústrias localizadas neles e utilizaram a mão-de-obra nativa com pagamentos baixíssimos, criando um sistema de dominância que ficou conhecido como ‘Imperialismo’.
Uma das terras que foram dominadas pelas economias imperialistas foi a África e a Ásia.
Acontecimentos marcantes:
1884 e 1885: Conferencia de Berlin: Foram definidas as terras que cada potencia iria dominar e explorar no continente africano.
Século XVII: Ingleses dominaram a Índia, sendo uma parte da China e ilhas. A França dominou Indochina, EUA as Filipinas, o Japão apoderou-se da Coreia e a Alemanha, ilhas do oceano Pacífico.
Veremos a seguir como esse predomínio foi quebrado, a influência da Guerra Mundial para a independência, as revoluções feitas pelos nativos e os conflitos entre os dominados e dominantes.
A descolonização da África e da Ásia: Independência
Como vimos na introdução, os países capitalistas com grande poder econômico dominaram novas terras com intenção de explora-las. Esses países são de grande maioria pertencente à Europa e como eles se envolveram nas grandes guerras (I e II Guerra Mundial) e com o fracasso dessas potências nos conflitos, os colonizados perceberam que eles poderiam confrontar e ter a chance de saírem