Educação Religiosa - primeiro período
Período: 1º
1. O autor do texto usa o termo “seita” de modo pejorativo. Faça uma pesquisa sobre o sentido original do termo e seus significados e usos no passado e na atualidade.
Seita é um termo derivado do grego “Heresia” que passado para o latim se transformou em “secta” cujo o significado é escolha, tomar partido, corrente de pensamento, escola. O termo é utilizado para designar uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da principal.
Para algumas pessoas, o termo seita tem um sentido pejorativo, graças ao fanatismo de outras, como por exemplo o suicídio em massa que ocorreu nos anos 90.
O que um dia foi seita pode se transformar em corrente principal, como o Cristianismo.
2. Muitos grupos religiosos rejeitam a pecha de “seitas”. Outros assumem tal denominação. Pesquise alguns grupos que se encaixem em ambos os casos e explique os motivos que cada um deles dá para justificar sua identificação ou não com a caracterização de “seitas”.
Os evangélicos, não aceitam o termo seita, pois para eles seita é um grupo com idéias radicalistas e não religião. Já alguns grupos budistas aceitam serem chamados de seitas, pois para eles seita é apenas um grupo com idéias diferentes da maioria .
3. Conceitue e compare entre si os seguintes termos usados no contexto da análise do fenômeno: religiosidade, religião, crença, seita.
Religiosidade é uma qualidade do indivíduo que é caracterizada pela disposição ou tendência do mesmo, para perseguir a sua própria Religião ou a integrar-se às coisas sagradas. Precisamos diferir o ser possuidor de religiosidade, do religioso, que é fruto do sistema religioso.
Religião Culto rendido à divindade. Fé; convicções religiosas, crença: a religião transforma o indivíduo. Doutrina religiosa: cristã. Tendência para crer em um ente supremo. Acatamento às coisas santas.
Crença: Em filosofia, mais especificamente em epistemologia, crença é um estado