Imperialismo- Africa e Asía
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS 03
2 O IMPERIALISMO 04 2.1PARTILHA DA ÁFRICA 04
2.2 PARTILHA DA ÁSIA 06 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 08
OBRAS CONSULTADAS 09
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS A Europa sendo grande potencia no século dezessete teve influencia em vários acontecimentos mundiais. Eles retinham uma grande quantidade de capital em seus cofres e para investir resolveram buscar mão de obra barata, matéria prima, tudo, em outros continentes, dois desses foram a África e a Ásia.
Os dois territórios foram totalmente influenciados pela cultura, idioma, língua e religião dos europeus.
Com base neste trabalho buscamos conhecimento para sabermos o que realmente somos, com a mistura de tantas culturas surgiram mais culturas. E também descobrir o ‘mapa’ geográfico, da Ásia e África. 2 IMPERIALISMO O imperialismo ou neocolonialismo foi uma nova política expansionista organizada pelos países industrializados que foram impulsionados pela crise da superprodução de 1873. Essa política buscava novos mercados consumidores, matéria prima e escoadouros para a produção. Foi um processo de expansão de uma nação de um país sobre outro, através de meios econômicos ou territoriais. Ou seja, foi um meio criado pelos europeus para movimentar o grande acumulo do seu capital, em mercados como a Ásia, África e America Latina.
2.1 A PARTILHA DA ÁFRICA Até o XIX a África era um continente totalmente desconhecido dos europeus. Os vários povos lá encontrados mantinham suas culturas e diversidades, eram um povo praticamente ‘puro’, com pouca colonização estrangeira. Em meados do mesmo século os europeus voltaram seus interesses para o continente Africano. Eles organizaram diversas missões religiosas e expedições de ‘conhecimento’ justamente para conhecer o território. Os europeus encontraram jazidas de ouro e diamante na África do Sul, e com a abertura do Canal de Suez as potencias europeias voltaram todas as atenções para o