metodologia da pesquisa
Mediante a utilização de métodos estatísticos é possível determinar, em termos numéricos, a probabilidade de acerto de determinada conclusão, como também a margem de erro de um valor obtido. Os procedimentos estatísticos oferecem reforço às conclusões obtidas, sobretudo mediante experimentação, observação, análise e prova. Abrange uma população ou amostra.
Como sabemos, uma parcela do grupo examinada se chama amostra, e o grupo todo, do qual se extrai a amostra, é chamado população ou universo. As populações podem ser finitas, onde há limitação em seu tamanho, como, por exemplo, a quantidade de alunos em uma sala de aula, os produtos pertencentes a um supermercado; e infinitas, as quais consistem tipicamente em processos que geram itens, como a extração de bolas de uma Urna, obtenção de cara ou coroa no lançamento de uma moeda.
TIPOS DE AMOSTRAGEM
a) Amostragem Aleatória Simples: a qual seleciona aleatoriamente os elementos da pesquisa, desprezando conhecimentos prévios que o pesquisador possa ter.
b) Amostragem Sistemática: é uma variação da amostragem aleatória simples. Ela exige que seus elementos sejam ordenados de forma que possam ser identificados pela posição, como, por exemplo, candidatos ao vestibular, identificados pelo número de inscrição.
c) Amostragem Estratificada: são selecionadas amostras de cada subgrupo da população considerada. Os subgrupos são determinados por sexo, idade ou classe social, exemplificando.
d) Amostragem por Conglomerados: indicada em situações onde é mais difícil a identificação de seus elementos. Como numa pesquisa que envolve todos habitantes de uma cidade, criam-se os conglomerados, os quais são caracterizados por quarteirões, famílias, organizações.
e) Amostragem por Etapas: é utilizado quando a população se compõe de unidades que podem ser distribuídas em diversos estágios, como numa pesquisa onde tivesse como população todos os domicílios do Brasil, onde num primeiro estágio