documentário Laboratório Brasil- Analise critica
O primeiro governo democrático que tinha como presidente José Sarney, apôs 24 anos de Regime Militar, encontrou o Brasil em uma situação muito difícil, a inflação chegava a mais de 100% ao ano, ou seja, já recebeu bastante descontrolada. Durante o governo Sarney iniciou-se um ciclo de “Plano de Contas” para combater a hiperinflação, O Plano Cruzado foi o primeiro deles e tinha uma nova moeda que era o Cruzado, onde neste plano, salários e preços foram congelados, no principio até que isto ia dando certo, porém, a produção feita era inferior à demanda interna, e foi questão de tempo para a inflação subir ainda mais forte.
Ainda durante o governo Sarney tiveram outros planos como foi o caso do Plano Cruzados 2, o Plano Breeser, e o Plano Verão, neste último surgiu uma nova moeda o, Cruzado Novo, mais as medidas não foram suficientes para estabilidade econômica, já que não houve mudanças estruturais na economia.
Em 1990 assume um novo presidente, desta vez por voto direto, Fernando Collor de Mello. Podemos analisar o governo Collor como um dos piores governos que o Brasil já teve. Durante seu curto mandato foi criado, o plano Collor, na tentativa de baixar a inflação tal plano tinha como meta: Bloquear as contas correntes e poupanças das pessoas, a volta do cruzeiro, demissão de funcionários e diminuição de órgãos públicos, e como já não bastasse o fracasso do congelamento de salários e preços, Collor coloca em meta novamente.
Ocorreu o que já era previsto, o insucesso do plano Collor 1, que trouxe um número elevado de desemprego. Então, com o desastre do primeiro plano foi lançando o, plano Collor 2 que também foi outro fiasco, Além disso, durante seu governo ocorreu alguns escândalos de corrupção que com todo o ocorrido, insucessos