pan-aficanismo
O presente trabalho com o tema pan-Africanismo e Negritude sob orientação do docente da disciplina, foi possível a sua concretização fracas a leitura de vários livros, ou obras estudantis.
E de frisar que o tema e interessante para o nível de escolaridade. Pois o tema veio enriquecer os nossos conhecimentos como africano aquilo que é nossa historia que resultaram nesta paz que vivemos agora.
PAN-ÁFRICANISMO
É uma ideologia que propõe a união de todos os povos africanos como forma de potenciar a voz do continente no contexto internacional. Relativamente entre as elites africanas ao longo da luta contra independência da II metade do século XX.
É também um movimento político filosófico e social que promove a defesa dos directos do povo africano e da unidade do continente africano no âmbito de único estado soberano para os todos africanos, tanto na África como em diáspora.
A teoria pan-africanista foi desenvolvida principalmente pelos africanos na diáspora americanos descendentes de africanos escravizados e pessoas nascida na África a partir de meados do século XX como William Edward, Burghardt du bois e Marcus Mosiah Garvey, entre outros, e posteriormente levados para arena política por africanos como Nwame Nkrumah.
Principais percussões
Considera-se Henry sylvester, Williams e o dr burghardt du bois, como os pais de pan-africanismo
CONTEXTO HISTORICO
No inicio do século XIX,a escravatura ainda estava em vigor no sul do estado unidos ,mas não no norte, graças a um decreto de 1787,que estabeleceu o limite legal no rio Ohio, minoria de negros no norte tinha atingido uma posição socioeconómica prospera e alguns dos representante desta classe começaram a desenvolver de fraternidade racial que resultou no movimento “de volta para África”.
Entre eles paul cuffe, um negro nascido livre do pai africano e mãe ameríndia, que promoveu em 1815,uma tímida experiencia de repatriamento para África da sociedade