John Herbart
Lucimara Neres de Jesus
Trabalho Prático de Didática sobre John Frederick Herbart com o procedimento de ensino “jogos”.
Breve biografia: John Frederick Herbart foi um importante filósofo do século XIX. Nasceu em 1776 na cidade de Oldenburg(Alemanha). Aos 18 anos entrou na faculdade de Iena(Alemanha) e logo depois trabalhou por quatro anos como professor particular na Suiça, onde se tornou amigo pessoal de Pestalozzi(1746- 1827). Em 1802 concluiu seu doutorado e tornou- se professor universitário em Gottingen. Seis anos depois assumiu a cátedra deixada por Immanuel Kant em Konisberg, onde lecionou até 1983 e fundou um seminário pedagógico com uma escola de aplicação e um internato. Logo após voltou a lecionar em Gottingen, onde faleceu em 1841 depois de uma vida totalmente dedicada a atividade acadêmica. Algumas de suas obras mais importantes foram, Pedagogia Geral e Esboço de um curso de pedagogia.
Teoria: Herbart transformou a pedagogia em uma ciência organizada, inclusiva e sistemática, com objetivos claros e definidos. Sua teoria é profundamente intelectualista, tendo o professor como figura principal do processo ensino aprendizagem. Mas o seu objetivo principal é a formação moral do educando, por acreditar que somente o conhecimento formal produz ideias que moldam o caráter.
Principal efeito inovador para a educação: Uma grande contribuição de Herbart para a educação é a afirmação que para ser realmente científica a doutrina pedagógica necessita de comprovação experimental, e foi dessa ideia que surgiu as escolas de aplicação que conhecemos até hoje.
Com base nas discussões em sala de aula, bem como nas pesquisas realizadas em grupo, descobrimos que usar o jogo como procedimento de ensino pode ser bastante interessante para auxiliar o educador a estimular de forma espontânea, os educandos a aprender muitos conteúdos, como por exemplo, sobre o teórico John Frederick Herbart. Optamos pelo jogo “Passa ou