Johann Friedrich Herbart
Cap:7 O pensamento pedagógico iluminista.
Johann Friedrich Herbart
Johann Friedrich Herbart nasceu na Alemanha no ano 1776 na cidade de Oldemburgo e morreu no ano de 1841.
Ele conheceu uns dos principais intelectuais do seu tempo, aos 18 anos já era aluno do filosofo Johann Ficht, na universidade de Viena, em seguida trabalhou 4 anos como professor particular em Interlaker, na Suíça, período que ficou bastante próximo do grande filosofo Pestalozzi.
Os estudos mais importante de Herbart foi no campo da filosofia da mente a qual subordinou suas obras entre elas o livro pedagogia geral e o esboço do curso de pedagogia, a influência de sua teoria se estendeu a uma legião de pensadores dando origem a várias interpretações, até entra em declínio no século xx.
Foi com Herbart pela primeira vez que a pedagogia foi formulada como ciência e como matéria acadêmica, a estrutura teórica construída por Herbart se baseia na filosofia do funcionamento da mente que a torna duplamente pioneira, primeiro pelo seu caráter cientifico e segundo por adotar da educação. Desde então até os dias de hoje o pensamento pedagógico se veicula fortemente as teorias de aprendizagem e a psicologia do desenvolvimento de Herbart. Exemplo disso é a obra de Jean Piaget.
Para Herbart a mente funciona como base de representações sendo ela imagens ou ideias ou qualquer manifestação psíquica ou isolada. Herbart negava qualquer manifestação ou ideia inata, a dinâmica na mente está relacionada entre ideias que unidas e combinadas podem da um resultado concreto, porém ideias que são e na qual tem conflito, elas produzem um pensamento na qual fica no inconsciente que não lembra e nem a memória consegui recordar. Essas descrições foram estudadas anos depois por Freud.
Umas das maiores contribuições que Herbart nos deixou que interferisse numa certa forma e contribui para pratica pedagógica e justamente o fato que toda doutrina, ou seja, todos os preceitos e as