Johann friedrich herbart
Quando viveu
De 1776 a † 1841
Onde nasceu
Oldenburg, Alemanha
O que pensou
Foi o primeiro a formular a pedagogia como uma ciência: organizada, abrangente e sistemática. Sua estrutura teórica se baseia numa filosofia do funcionamento da mente, o que a torna duplamente pioneira: por seu caráter científico e por adotar a psicologia aplicada como eixo central da educação.
Frase
“A pedagogia mostra os fins da educação; a psicologia, o caminho, os meios e os obstáculos”;
“Virtude é o nome que convém ao objetivo pedagógico em sua totalidade. É a idéia da liberdade interior convertida em realidade permanente numa pessoa”
Johann Friedrich Herbart nasceu em Oldenburg, na Alemanha, em
1776, e conheceu alguns dos mais importantes intelectuais de seu tempo. Aos 18 anos, já era aluno do filósofo Johann Fichte (1762-1814) na Universidade de Iena. Logo em seguida, trabalhou durante quatro anos como professor particular em Interlaken, na Suíça, período em que ficou amigo do educador Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827). Tornou-se professor na Universidade de Göttingen em 1802. Seis anos depois, assumiu a cátedra deixada vaga por Immanuel Kant em Königsberg, onde lecionou até 1833, quando reassumiu o posto de professor de filosofia em Göttingen. Em Königsberg, fundou um seminário pedagógico com uma escola de aplicação e um internato. Os estudos mais importantes de Herbart foram no campo da filosofia da mente, à qual subordinou suas obras pedagógicas (entre elas, Pedagogia Geral e Esboço de um Curso de Pedagogia). A influência de sua teoria se estendeu a uma legião de pensadores, dando origem a várias interpretações, até entrar em declínio no início do século 20.
Com o filósofo alemão Johann Friedrich Herbart, a pedagogia foi formulada pela primeira vez como uma ciência, sobriamente organizada, abrangente e sistemática, com fins claros e meios definidos. A estrutura teórica construída por Herbart se baseia numa filosofia do