Paper
Letícia Albrecht
Lidiane Soares
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Pedagogia (PED415) – Prática do Módulo I
12/12/2012
RESUMO
Johann Friedrich Herbart usou a psicologia aplicada à pedagogia, que, por sua vez, via essa disciplina como ciência. Desenvolveu uma pedagogia social e ética, com finalidade de formar caráter ético por meio de vontades próprias. Para ele a educação é compreendida como construção, por que não se pode preparar uma criança, e sim ela se preparar para o futuro, forma-la é educar as suas vontades. E pela primeira vez, Herbart conseguiu preparar uma pedagogia que se via como ciência de educação.
Palavras-chave: Pedagogia . Teoria . Herbartiana
1 INTRODUÇÃO
Johann Friedrich Herbart foi o fundador da pedagogia, ele era um importante filósofo e psicólogo alemão, Ele via a educação como ciência, e segundo Herbart, a pedagogia tem três procedimentos: o governo, a instrução e a disciplina. O governo é o termo referido ao controle da criança, que deve ser controlado pelos pais, e depois por professores. A instrução é o procedimento principal, que visa desenvolver o interesse da criança, que, para a educação ser bem sucedida, é importante que sejam estimulados os maiores números possíveis de interesses. A disciplina por manter firme a vontade educada, usando a autodeterminação, o amadurecimento moral para formar o caráter. Para Herbart, a principal função do educador, era em que os alunos tenham ideias próprias, fazendo-os produzir mais, Não importava os interesses políticos na educação.
2 VIDA E OBRA
Johann Friedrich Herbart nasceu na cidade de Oldemburgo, na Alemanha, no dia 04 de maio de 1776. O seu pai trabalhava no Governo, era conselheiro da Justiça, e sua mãe era dona de casa, dedicando todo seu tempo para seu filho. Tendo aulas em casa, Johann começa a ter seus primeiros interesses na filosofia. Bem no começo