Conceitos de Redes e Modelos de Referência
R: IAB = Internet Architecture Board. É um órgão da ISOC (Internet Society) encarregado de supervisionar o desenvolvimento técnico e de engenharia da Internet.
IETF = Internet Engineering Task Force. É uma organização sem fins lucrativos que tem como função garantir a evolução da arquitetura da internet e seu bom funcionamento.
RFC = Request for Comments. É um documento que descreve os padrões de cada protocolo da Internet previamente a serem considerados um padrão.
2. Explique o conceito de interface, protocolo, serviço e implementação no contexto do modelo OSI.
R:
• Protocolos são regras que regulam a comunicação entre entidades par. Essas regras são estruturadas em camadas de forma que as camadas superiores englobam as inferiores.
• Interfaces regulam a comunicação entre entidades vizinhas num mesmo sistema.
• Os serviços são funcionalidades realizadas pelas camadas. As camadas inferiores oferecem alguns serviços para as superiores. Por exemplo, os serviços oferecidos pela camada de internet são ENVIAR PACOTE IP e RECEBER PACOTE IP.
• A implementação trata-se da funcionalidade e correção de erros entre as camadas de protocolo.
3. Faça a comparação das duas abordagens para o serviço de camada de rede: com ou sem conexão. Exemplifique usando a Internet, redes telefônicas e a tecnologia ATM.
R: O serviço orientado à conexão pode ser explicado com a seguinte analogia: Em uma rede telefônica, ao se fazer uma ligação, estamos estabelecendo uma conexão. Ao conversamos estamos trocando informações. E para encerrarmos a conexão colocamos o telefone de volta ao gancho. Já o serviço não orientado à conexão assemelha-se a uma correspondência, a uma carta, que possui o endereço do remetente e do destinatário. Desse modo ele não controla se foi ou não entregue, diferente do serviço orientado à conexão que possui mecanismos para estabelecer uma conexão, controlar fluxos, erros, retransmitir e