jogos e matematica
Índice
Introdução
Este trabalho surgiu no âmbito da disciplina de Matemática, que é lecionada pela professora Irene Fernandes, e que tem como finalidade realizar um portefólio sobre o 3º módulo da disciplina “Jogos e Matemática”. Um dos desafios que nos foi colocado foi construir um jogo matemático para crianças.
Jogos de Tabuleiro
Jogo do Avanço
Material:
Um tabuleiro quadrado 7 por 7.
Catorze peças brancas e catorze pedras pretas. Objetivo:
Chegar com uma das suas peças à primeira linha do adversário, ou seja, as brancas devem chegar à 7ª linha e as pretas à 1ª linha do tabuleiro.
Regras:
Cada jogador, alternadamente, move uma peça (começam as brancas);
As peças movem-se sempre para a frente, colocando-as numa casa vazia, seja na sua coluna ou numa das suas diagonais.
(o diagrama mostra para onde cada uma das peças se pode movimentar se fosse a sua vez de jogar)
As peças podem capturar peças adversárias que se situem na sua diagonal em frente, movendo-as para a casa onde elas se encontram (como os peões do Xadrez). As peças capturadas são removidas do tabuleiro. As capturas são opcionais e apenas se pode capturar uma peça por turno (ou seja, não há capturas múltiplas).
(no diagrama observa-se quais são as peças pretas que poderiam ser capturadas pela peça branca; a peça branca não se pode mover para d5 porque a casa está ocupada, nem pode capturar essa peça preta, porque as capturas apenas se efetuam na diagonal).
As partidas deste jogo terminam rapidamente porque as peças são obrigadas a mover-se sempre para a frente. Em cada turno, cada jogador tem pelo menos uma jogada possível (o adversário não consegue bloquear peças, assim, a peça mais avançada pode sempre deslocar-se).