Jogos e Calculadora nas aulas de matemática
Elizânia S. Campos
Rozenilda de Souza
JOGOS E CALCULADORAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA
BOA VISTA - RR
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..............................................................................................
2 JOGOS E CALCULADORAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ANÁLISE E DISCUSSÃO DE POSSIBILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR.........................................................................................................
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..............................................................
1. INTRODUÇÃO
As tecnologias chegaram à escola. Hoje temos as chamadas TIC’s1 que se bem utilizadas podem servir como fortes aliadas na aprendizagem significativa dos alunos. Dentro de um aspecto multidisciplinar as tic”s aliadas a jogos matemáticos podem estimular o aluno a descobrir e compreender conceitos.
Além das tic”s é possível promover a aprendizagem utilizando-se do lúdico na sala de aula, tendo em vista que favorece para a criação de um ambiente de interação. O jogo, na Educação Matemática, “[...] passa a ter o caráter de material de ensino quando considerado promotor de aprendizagem [...]. A criança, colocada diante de situações lúdicas, apreende a estrutura lógica da brincadeira e, deste modo, apreende também a estrutura matemática presente” (MOURA, 1996, p.80).
Essa afirmação nos faz considerar que o jogo é uma ferramenta atrativa dentro de novas metodologias de ensino. E o que dizer da utilização da calculadora como ferramenta de auxílio na resolução de jogos matemáticos?
Porém, a educação brasileira, mais especificamente na educação matemática vem sentido dificuldades em acompanhar as inovações tecnológicas. Uma das tic’s mais conhecidas e mais