Câncer e exercício fisico
De acordo com varias pesquisas, o exercício físico praticado de maneira regular diminui a possibilidade do surgimento de doenças como tumores, câncer de mama, de próstata, intestino e pulmão.
Em estudos realizados foi comprovado que a pratica de esportes por homens pode reduzir em ate 50% o risco de câncer no intestino, pois estimula a função intestinal, eliminando assim, toxinas cancerígenas. E em mulheres pode diminuir em ate 38% o desenvolvimento de câncer de mama desde que seja respeitada uma pratica mínima de 5 horas de exercícios semanais.
Com todo o conforto e modernidade dos dias de hoje o sedentarismo atinge um numero cada vez maior de pessoas e é um dos principais causadores de câncer junto com a predisposição genética, maus hábitos alimentares, uso de substancias tóxicas.
Uma vida saudável pode ajudar muito na prevenção de doenças e também na recuperação tanto física quanto psicológica de pessoas que passaram por cirurgias ou tratamentos, tendo uma redução da fadiga, de sintomas da depressão, melhora da vitalidade, força muscular, funcionalidade, capacidade aeróbia e foi observada ate a diminuição de mortalidade em alguns casos de cânceres.
Exercícios físicos recomendados para prevenção de câncer são artes marciais, corrida, natação, o tênis, futebol, ciclismo e academia para gastar bastante energia e exercitar grande parte da musculatura. Os exercícios recomendados para pessoas que já tenham a doença desenvolvida são exercícios aeróbios, treino de resistência e flexibilidade, sempre fazendo um aquecimento antes de 10 minutos, para a redução do risco de lesões.
Angelina Jolie tinha um histórico de câncer em sua família, entre eles sua mãe que morreu, aos 56 anos, com câncer de mama. Apos a realização de alguns exames foi constatado que Angelina tinha 87% de chance de desenvolver o mesmo câncer que matou sua mãe e também o de ovário. Para evitar que a doença se desenvolvesse ela optou por retirar os seios