Portugues
No presente trabalho, tivemos como objetivo explicitar a patologia do câncer e suas variáveis, sendo essas: os tipos do câncer, sua prevenção, seu tratamento, e os tipos de tratamentos, curiosidades entre outros estudos.
A maior relevância do conteúdo foi à exposição de prescrição de treinamento para pessoas portadoras do câncer, em aspecto da intensidade, quantidade e tempo especifico e correto para prescrever a esse grupo.
No contexto também se encontra a estatística de portadores do câncer, no Brasil e no mundo, e também os canceres mais comuns e os determinados grupos que são afetados com essa patologia.
Foi de forma relevante mostrar as pesquisas que foram feitas sobre essa patologia do instituto INCA, que se no decorrer do trabalho.
Segue em anexo dois artigos, com estudos:
1. Definição
Câncer é o termo usado para designar um conjunto de mais de cem doenças caracterizadas pela proliferação descontrolada de células, o que leva à formação de um tecido anormal: o tumor. Quando há disseminação de células cancerosas para outras regiões do corpo e formação de tumores secundários, trata-se de uma metástase.
Em um organismo saudável, há equilíbrio entre o número de células mortas (por morte celular programada, doenças ou lesões) e a proliferação de novas células. Isso garante a integridade de tecidos e órgãos.
Entretanto, mutações no DNA – alterações no código genético que “dita” as regras do corpo – podem perturbar os processos, fazendo com que células não morram no tempo certo, levando à formação de tumores benignos (que não se espalham) e malignos (câncer). Alguns tipos de câncer, como a leucemia, não formam tumores.
A formação do câncer pode ser induzida por fatores internos (herança genética) ou externos (exposição a agentes cancerígenos, hábitos alimentares, entre outros) ou por ambos simultaneamente.
A menor parte dos casos é relacionada a influências genéticas, que tornam o organismo incapaz de se