Jogos e Brincadeiras Resumo Gilles Brougere
Sabemos da importância que existe na relação da criança com outras crianças e com o meio em que está inserida e que é característico delas querer descobrir o mundo com suas próprias mãos. A criança adora correr, pular, rir, saltar, falar alto. A criança adora crescer e se desenvolver. A criança adora brincar. Os textos trabalhados focam a relação da criança com o brincar. De que forma essa brincadeira ajuda na criança no seu desenvolvimento físico e psíquico, Winnicott mostra as diferentes faces e abordagens que são dadas ao brincar que, longe de ser algo simples e sem significado, o brincar é uma ação repleta de informações e simbologias que ajudam educadores e outros a conhecerem mais e sempre mais os seus alunos.
Winnicott deixa claro em seu texto que o brincar das crianças está relacionado a concentração dos adultos. Ele faz constantes entre o brincar e a importância da fantasia que foi o que observamos na brincadeira das crianças. Pra ele a brincadeira é universal e faz parte da saúde da criança. Quando ela brinca ela está dando sinais claros de sua vivacidade, e ela está se socializando com outras crianças ao mesmo tempo, pois como cita Winnicott , há uma comunicação consigo(eu) e com os outros, gerando assim uma relação. Ao mesmo tempo que a criança brinca ela cria relações e , ao passo que ela interage com os objetos de sua brincadeira ela revela relatos íntimos que, aos olhos do psicanalista são falas reveladoras para o trabalho terapêutico.
A brincadeira revela um conteúdo riquíssimo, que pode ser usado para estimular o aprendizado. Para Gilles Brougère as características básicas da brincadeira é a que se refere ao faz de conta. A brincadeira das crianças que observamos mostra isso, a fantasia de fingir que tem armas e estão brincando um com os outros. Toda brincadeira começa com uma referência a algo que existe de verdade. Depois essa realidade é transformada para ganhar outro significado. A criança assume um