TCC Versao 10 Paginas
Carlos Eduardo Pereira Martineli
Diana Suzuki Oliveira
Jesilene Ribeiro Lopes de Lima
Marco Antonio Xavier Araujo
Patricia Boldrin Ziani
Curso de Licenciatura em Letras – Português/ Inglês
Polo: Paraíso – São Paulo
Orientadora: Prof.ª Me. Sarah Barbieri Vieira
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica referente às atividades lúdicas em obras e estudos publicados no meio acadêmico, relacionados ao ensino do inglês como língua estrangeira. O embasamento teórico foi construído a partir de conceitos de (PIAGET, 1978) e (VYGOSTKY, 1994), entre outros. O presente artigo descreve a incorporação do lúdico à prática docente e seus benefícios para o processo de ensino-aprendizagem do inglês como língua estrangeira. O ensino lúdico é uma alternativa para sanar algumas das dificuldades mais comuns dessa disciplina, tais como: a falta de motivação de alunos e professores, os resultados insatisfatórios, além de métodos educativos antiquados e descontextualizados.
Palavras-chave: ensino, aprendizagem, ludicidade, inglês, língua estrangeira.
INTRODUÇÃO
O ensino-aprendizagem de inglês nas escolas, tanto públicas quanto privadas, tem mostrado resultados insatisfatórios devido à falta de professores qualificados, materiais didáticos inapropriados, ausência de tecnologia, metodologia ultrapassada, turmas numerosas e alunos desmotivados.
Dentre os fatores citados anteriormente, um dado preocupante é o fato de muitas instituições ainda enfatizarem o ensino de inglês por meio da tradução de textos e repetição de estruturas gramaticais, quando sabemos que o ensino de língua estrangeira poderia ser muito mais atraente se mobilizasse os alunos para atividades de uso social da língua, utilizando músicas, jogos de computador, chat, entre outros. (RATIER, 2012)
Como ressalta Silva (2008), a indisciplina, a falta de atenção e as dificuldades de aprendizagem são razões para que os