Jogos e brincadeiras na educação infantil
PRIMEIRO SEMESTRE 2011
TURMA: MATERNAL I
PROFESSORA: NAYARA CRISTINNE BECKER
TÍTULO: "MINHAS PRIMEIRAS DESCOBERTAS”.
TEMA: A BUSCA PELA DESCOBERTA ATRAVÉS DE SENSAÇÕES TÁTEIS, AUDITIVAS E OLFATIVAS.
NECESSIDADE:
Esse projeto foi elaborado a partir da necessidade das crianças, já que estão na fase de descobertas e começam a experimentar o mundo pela boca; diferenças de peso, texturas, tamanho e formas. E há sempre uma grande mudança em todos os aspectos, tanto no fator afetivo, cognitivo, como físico, necessitando assim de atividades e espaços significativos para desenvolverem-se plenamente.
Nos primeiros meses de vida, a criança está mais focada nela mesma, é a fase do auto-conhecimento, da exploração e percepção do espaço. Como ainda não desenvolveu conpletamente a linguagem oral e falada, possui uma forma própria de explorar o ambiente, de se relacionar com os objetos, de expressar suas emoções e estabelecer relações sociais, com o corpo e movimento. O toque, o afeto, a conversa, o brincar, o canto, o movimento, a exploração de materiais diversos e a leitura de imagens ajudam na construção de habilidades para aprender e se desenvolver. Nesta visão, propomos situações de aprendizagens que estimulem a linguagem, as percepções, a construção de valores e a sua identidade através do lúdico e da fantasia, permitindo que a criança amplie seu conhecimento de mundo. É importante que as crianças tenham contato com diferentes elementos, fenômenos e acontecimentos, sejam instigadas por questões significativas para observá-los e representá-los.
Nesta faixa etária, a criança desponta e define algumas prioridades. Essas prioridades podem ser descritas como: ter confiança e segurança, necessidade de conhecer, de aprender, necessidade de desenvolver a coordenação motora e de compartilhar experiências com outras crianças e adultos.
Como ponto de partida nessa aventura inusitada, cabe promover a criança o contato com a linguagem oral,