jogos olímpicos de 1986
A maratona, a mais famosa das corridas de resistência, baseia-se na legendária façanha de um soldado grego que em 490 A C. Correu o campo de batalha das planícies de Maratona até Atenas, numa. distância superior a 35 km, para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas. Uma vez cumprida a missão, caiu morto. As maratonas modernas exigem um percurso ainda maior: 42 195A maratona é uma corrida de longa distância ou de fundo, realizada parcialmente ou totalmente fora do estádio, ou seja em estrada. A distância que, segundo a lenda, teria percorrido um soldado grego, Filípides, para anunciar que os helenos haviam vencido uma batalha contra os persas era superior a 35 km. O trecho teria sido entre a planície de Maratona (o local da batalha) até a cidade de Atenas. Segundo a lenda, no ano 490 a.C. Pheidippides correu aproximadamente 40 km fazendo o percurso da Planície de Maratona até Atenas, para dar uma boa notícia.
Os persas haviam jurado aos gregos que, caso vencessem a batalha, invadiriam Atenas, violariam suas mulheres e matariam seus filhos.
Temendo tal violência, ficou combinado que as mulheres matariam seus filhos e cometeriam suicídio, caso não tivessem noticias sobre a vitória dentro de 24 hs.
Como os atenienses venceram os persas, Pheidippides foi incumbido de correr todo o Vale de Maratona até Atenas para impedir a desgraça.
Segundo a história, Pheidippides ao chegar só teve fôlego para pronunciar a