anos 80
Esprotes!
Imagine um período na era dos esportes em que houvesse astros por todas as modalidades. Imagine seres humanos realizando atos incríveis a cada competição, recordes sendo batidos em todos os esportes, atletas superando uns aos outros a cada temporada. Está seria uma era brilhante. Esta foi a década de 80. O esporte brasileiro na década de 80.
Altomobilismo (fórmula 1): A década de 80 marcou o legado de um dos maiores nomes do automobilismo mundial, Nelson Piquet, que foi três vezes campeão da fórmula 1, 1981-1983-1987. E também na década de 80, a história não só do automobilismo mais do esporte mundial, foi marcado pelo grande Ayrton Senna da Silva. Em 1984 , no Brasil, Ayrton Senna ganharia o seu primeiro Grande Prêmio de Fórmula, o primeiro de tantos, e apenas quatro anos mais tarde ganharia o seu primeiro título da categoria. O piloto brasileiro foi pela primeira vez campeão mundial pela fórmula 1 no ano de 1988, sendo campeão mais duas vezes em 1990 e 1991. Emerson Fittipaldi que também foi um grande nome do automobilismo vence as 500 milhas de Indianápolis em 1989, a pista mais concorrida para se vencer nos EUA. Jogos Olímpicos de Verão de 1980.
Os Primeiros Jogos Olímpicos de Verão da década foi em 1980, em Moscou, da antiga União Soviética. Esta foi a edição com o menor número de participantes desde Melbourne, em 1956, devido ao maior boicote da história olímpica, quando a influência política no esporte chegou a seu ponto mais alto e decisivo. No final de 1979, com o protesto contra a invasão soviética do Afeganistão, o presidente dos EUA Jimmy Carter anunciou o boicote de sua nação aos Jogos Olímpicos de Moscou no ano seguinte, convocando seus aliados pelo mundo a darem o mesmo exemplo; 69 países.