Hidro destilação de óleos essenciais
Introdução ………………………………………………………………………………. 1
Objetivo ………………………..……………….……………………………..………... 4
Materiais e Métodos ..…………………………………………………………………. 4
Resultados e Discussão ……………………………………………………………... 5
Conclusão …………………………………………………………………………….… 9
Referências …………………………………………………………………………… 10
1. Introdução
Óleos essenciais (OE) são misturas de substâncias voláteis extraídas de plantas. São compostos simples, líquidos, de estrutura cíclica, voláteis, com solubilidade limitada em água (mas suficiente para aromatizar soluções aquosas), solúvel em solventes orgânicos, transparentes ou de coloração levemente amarelada e sabor ácido. Utilizadas muitas vezes como “armas de defesa” de plantas, são estes os responsáveis pelos aromas e odores de todas as espécies vegetais já conhecidas. Pelo fato de apresentarem em sua composição vários tipos de funções orgânicas (álcool, ésteres, aldeídos, cetonas, fenóis, entre outros), a classificação dos óleos essenciais requer análises minuciosas.
São utilizados de maneira bastante diversificada, possuindo grande aplicação em perfumaria, cosmética, alimentos e como coadjuvantes em medicamentos. São empregados principalmente como aromas, fragrâncias, fixadores de fragrâncias, em composições farmacêuticas e comercialidados na sua forma bruta ou beneficiada, fornecendo substâncias purificadas como limoneno, citral, citronelal, eugenoll, mentol e safrol.
São exemplos de óleos essenciais:
A utilização desses 3 tipos de óleos esseciais é ampla e diversificada. O capim-limão, por exemplo, pode ser usado para ajudar na digestão e é muito utilizado para curar problemas no estômago, além de tratar inchaços, depressão, agitação, insônia, infecções da pele, dor muscular, tosse, asma, catarro, dor de cabeça, febre, transpiração, convulsões, diarréia, doenças do fígado, reumatismo, rins, stress, tensão muscular e pele oleosa.
Já o cravo da índia, por suas características organolépticas, além de ser muito usado na