anos 80
A moda dos anos 80 expressava alegria, versatilidade, diversão, ao mesmo tempo em que exibia facetas de sensualidade, ousadia e sofisticação. Uma década marcada pela presença de visuais extravagantes e pela ostentação.
O visual exagerado e poderoso dos anos 80 refletia os acontecimentos da época, como o fenômeno "yuppie", composto por jovens workaholics profundamente empenhados na conquista de seu primeiro milhão antes de completarem 30 anos. Suspensórios e gravatas coloridas não faltavam no guarda-roupa dos adeptos ao estilo "yuppie".
Destaca-se, também, o ingresso das mulheres no mercado de trabalho, competindo por cargos executivos e de chefia. O figurino era representado por roupas com cintura e cós altos, ombreiras exageradas, ao lado de pregas e drapeados, usados durante o dia ou à noite. Os tailleurs com ombreiras proporcionavam uma aparência poderosa e alinhada. Os vestidos valorizavam a silhueta feminina, com cintura marcada, saias balonê e mangas bufantes ou "morcego". Essa competição entre homens e mulheres por igualdade no mercado de trabalho pode estar direta ou indiretamente relacionada ao estilo "andrógino". David Bowie, Annie Lennox do Eurythmics, Peter Burns do Dead or Alive e Boy George do Culture Club são fortes adeptos deste estilo.
Mais de 2 décadas se passaram do surgimento do inesquecível e colorido estilo "New Wave", com peças em cores cítricas, chamativas e fosforescentes usadas em conjunto, numa mistura alegre e vibrante. Bandas como The B-52's e Devo foram pioneiras neste estilo, com seus