Max Webber
MAX WEBER
Para Karl Marx, a economia, o dinheiro, o capital, determinam tudo.
Max Weber era alemão, tinha 19 anos quando Karl Marx morreu. Lia muito sobra Marx.
As relações passam a ser relações de interesse.
Sociologia: a ciência que tenta interpretar a sociedade.
Para Max, o objeto de estudo da sociologia é a AÇÃO SOCIAL (ato, omissão, permissão) é uma conduta humana dotada de um subjetivo dado por quem o executa.
A explicação sociológica busca compreender o sentido, o desenvolvimento e os efeitos da conduta social de um ou mais indivíduos. Explicar é captar e interpretar a conexão de sentido em que se inclui uma ação.
Quer dar sentido para o indivíduo.
Para compreender o sentido das ações, o sociólogo interpreta conexões de sentido sejam aquelas irracional e afetivamente condicionadas.
Existem 4 tipos de ações:
Ação racional com relação a fins (objetivo, finalidade): visa atingir um objetivo previamente definido, lançando-se mão dos meios necessários ou adequados. Essa conexão é tanto mais racional, quanto mais à conduta se de rigorosamente e sem a interferência perturbadora de erros e afetos que desviam seu curso (ex: ensinar os alunos.).
Ação racional com relação a valores: o agente se orienta por fins últimos, agindo de acordo com ou a serviço de suas próprias convicções, levando em conta somente sua fidelidade a certos valores. O que dá sentido a ação é a sua racionalidade quanto aos valores que a guiaram (ex: Greenpeace, preservação da paz e do verde, age orientado pelos seus valores).
Ação afetiva: o agente age de modo afetivo, quando sua ação é inspirada em suas emoções/afetos imediatas, sem a consideração de meios ou de fins a atingir (ex: defender alguém que você gosta). É uma ação psicológica.
Ação tradicional: o agente age de acordo com seus hábitos e costumes arraigados, reagindo a estímulos habituais (ex: levar um presente em uma festa)
Ação homogênea: aquela executada por muitas pessoas simultaneamente (ex: