max webber
O papel do Engenheiro de Produção
Rafael Tinti Zonta1
Robson Paes de Farias2
Thomas diether prinz3
Resumo
Max Weber foi acima de tudo um grande estudioso. Suas áreas de destaque foram direito, sociologia, história e economia. Deu aula em universidades, serviu o exército, foi assessor do governo e atuou como advogado. Em Monique, faleceu de uma grave pneumonia no ano de 1920. Ao longo de seus anos de estudo, Weber publicou diversas obras que obtiveram grande destaque em suas áreas de enfoque. As principais são “A ética protestante e o espírito do capitalismo” (1904) e “Economia e Sociedade” (publicação póstuma – 1922).
A engenharia de produção é um dos mais novos ramos da engenharia e vem assumindo um papal crescente importancia no desenvolvimento de nossas sociedades. Atualmente, mo Brasil de todas as habilitações em engenharia, é uma das mais procuradas.
Palavras-chave: Max Weber; Burocracia; Economia; Engenharia de Produçã.
1 Introdução
Max weber
Maximiliano Karl Emil Weber nasceu em 21 de abril de 1864 na cidade de Erfurt, Alemanha. Pertenceu a uma família com bastante influência política e econômica. Foi em casa que Weber conheceu importante pensadores do século XIX que frequentavam as reuniões promovidas pelos seus pais.
Estudou sem grandes esforços até seus dezessete anos, e passava maior parte do seu tempo embriagando-se depois de ingressar para o curso de Direito. Depois de concluí-lo, foi trabalhar nos tribunais de Berlim, e reingressou na faculdade nos cursos de Direito Comercial, Alemão e Romano. Casou-se com sua prima Marianne Schnitger em 1893. Depois disso, passou a trabalhar como professor em Berlim. Nos próximos anos, foi aceito na Catedral de Economia na universidade de Friburgo e Heidelberg, onde conviveu com seus ex-professores e criou um círculo de amizade bastante fértil intelectualmente.
Papel do engenheiro de produção
Não podemos imaginar uma ponte sem um