max webber
Resenha: A Ética protestante e o espírito do capitalismo
Prof: Mestre Jonas Barradas Marangoni
2° Sem História
Franca
2013
Não é atoa que a Ética Protestante e o espírito do capitalismo é um dos livros mais clássicos da história, pois mostra de uma forma excepcional o capitalismo e seu espírito que vem juntamente com uma ética religiosa e esclarecedora.
Mark Webber nos mostra o nascimento do capitalismo e a força deste na cultura calvinista, de uma forma descritiva e bem elaborada como veremos adiante.
Os homens de negócios, os donos do capital ou os funcionários mais bem habilitados geralmente são protestantes, pelo fato deles trabalharem um maior aperfeiçoamento e valorização do trabalho, isto se deve a cultura protestante que valoriza o trabalho e o aperfeiçoamento deste, entraremos em detalhe deste fato a seguir.
As cidades que mais obtiveram sucesso, ou seja, as cidades mais ricas eram predominantemente protestantes, isto se deve ao fato dito anteriormente da importância do trabalho na ética protestante. Vale compararmos para termos uma idéia mais ampla da ética protestante, o católico tende a ficar num trabalho mais artesão de uma forma mais conformista, enquanto o protestante engaja no mercado de trabalho capitalista almejando melhores cargos tanto na mão de obra quanto na parte administrativa, a diferença da ética católica é visível quanto à ética calvinista que procura sempre aperfeiçoar técnicas de trabalho e construtivas.
Webber utiliza-se do texto de Benjamin Franklin ‘time is Money’ para nos mostrar o espírito capitalista de uma forma clara como se vê a seguir:
‘ lembre-se que tempo é dinheiro’... ’ lembre se que o dinheiro é de natureza prolífica e geradora’... ‘ aquele que perde cinco shillings não perde apenas esta soma, mas também todas as vantagens que poderia obter investindo-a em negócios’...
Porém estas palavras de Franklin nos mostram bem esta ética protestante, que não dá