Max Webber
Biografia e Pensamento Político.
Professor Alemão.
Fundador daquilo que qualificou como sociologia compreensiva.
Perspectiva Neo-Kantiana, procura uma radical separação entre o ser e o dever-ser.
Defende uma ciência livre de valores.
De acordo com o vocabulário Weberiano, são quatro tipos de ação que cumpre distinguir claramente:
Ação racional em relação a fins, ação racional em relação a valores, ação afetiva e tradicional.
É necessário salientar que Weber em nenhum momento considera o capitalismo como pura consequência da Reforma Protestante.
Em sua teoria utilizou tipos de ideais de diferentes níveis tais como: O capitalismo, burocracia, e os fundamentos da legitimidade.
O capitalismo: É definido pela existência de empresas cujo fim é a obtenção do maior lucro possível, cujo meio é a organização racional da produção. A burocracia é a organização permanente da cooperação entre os indivíduos que executam tarefas especializadas de forma impessoal.
Autoridade e Legitimidade
Weber distingue o conceito político de duas acepções, uma geral e a outra restrita, no sentido amplo a política é entendida por ele como ‘’Qualquer tipo de liderança independente em ação’’. No sentido restrito a política seria liderança de associação especifica; em outras palavras, tratar-se-ia da liderança do Estado.
Lei Eterna
É a razão suprema existente em Deus e está acima de todas as outras, regulamentando toda a ordem da criação divina, presidindo os fenômenos naturais e a existência humana.
Lei Natural
É a manifestação incompleta e imperfeita da lei eterna em todos os seres humanos.
A lei humana deriva da lei natural e nela inspira-se, sendo destinada a presidir ações, a lei humana é variável, imperfeita e organizada pelo poder da própria sociedade, aparecendo o costume como a fonte maior e mais rica.
Lei Divina
Não é a descoberta da razão, mas a revelação proveniente das sagradas escrituras