descobertas
1-Um corpo de massa 200g é constituído por uma substância de calor específico 0,4 cal/goC. Determine:
a)a quantidade de calor que o corpo deve receber para que sua temperatura varie de 5oC para 35oC;
b)a capacidade térmica do corpo.
2-Um corpo de massa 200g é aquecido por uma fonte térmica de potência constante e igual a 200 calorias por minuto. O gráfico mostra como varia, no tempo, a temperatura do corpo. Determine o calor específico da substância que constitui o corpo.
3-Um broche de prata de massa 20g a 160oC é colocado em 28g de água inicialmente a 30oC. Qual a temperatura de equiíbrio, admitindo trocas de calor apenas entre a prata e a água?
Dados: calos específico da prata = 0,056 cal/goC; calor específico da água = 1,0cal/goC
4- Um rapaz deseja tomar banho de banheira com água à temperatura de 30°C, misturando água quente e fria.
Inicialmente, ele coloca na banheira 100 litros de água fria a 20°C. desprezando a capacidade térmica da banheira e a perda de calor da água, determine quantos litros de água quente, a 50°C, ele deve colocar na banheira. 5- Uma fonte calorífica fornece calor continuamente, à razão de 150cal/s, a uma determinada massa de água.
Se a temperatura da água, inicialmente a 20°C, aumenta para 60°C em 4 minutos, sendo o calor específico da água 1,0 cal/g°C, calcule a massa de água aquecida.
6-Numa caneca de Alumínio de capacidade térmica igual a 10 cal/°C são colocados 100g de café quente a 88°C.
A temperatura da caneca anteriormente era de 22°C. Desprezando as perdas de calor para o ambiente, determine a temperatura da caneca após entrar em equilíbrio térmico com o café. Considere que o calor específico do café seja igual ao da água.
7-Para determinarmos o teor energético de uma castanha do Pará podemos realizar uma experiência muito simples na qual aquecemos uma porção de água utilizando o calor liberado pela queima de uma castanha. Para isso colocamos em um erlenmeyer 100 ml de água a