Copa do mundo
A história da Copa do Mundo de Futebol da FIFA se iniciou em 1928, durante um congresso da entidade, quando Jules Rimet conseguiu a aprovação para criar um torneio internacional. A primeira competição ocorreu em 1930, tendo a participação de 13 equipes convidadas, tendo o Uruguai como país-sede e como campeão. Com o crescimento da competição, hoje é necessário passar por uma etapa classificatória de dois anos de duração, que conta com a participação de aproximadamente duzentas seleções de países, para participar do campeonato.
Formato de cada campeonato
O número de equipes, bem como o formato final de cada torneio têm variado consideravelmente ao longo dos anos. Na maioria dos torneios, é composto por um round-robin seguido de uma fase única de eliminação (mata-mata).4
1930: Uma fase de grupo, seguida por uma fase de eliminação com um jogo contando com 4 equipes (os vencedores do grupo; note que não houve decisão de 3º lugar)
1934-1938: Eliminação do torneio em um jogo; estes foram os únicos torneios sem uma fase de grupos.
1950: Um grupo-fase de início, seguido por outra fase de grupos com quatro times (os vencedores de cada fase); este é o único torneio sem um jogo oficial final.
1954-1970: Uma fase de grupos, seguida de uma fase de eliminação com oito times (os dois primeiros de cada chave).
1974-1978: Uma fase de grupos, seguida por uma fase de grupos com 8 equipes (os vencedores e vice-colocados de cada chave), seguida pela final
1982: Uma fase de grupos inicial, seguida por outra fase de grupos com doze times (vencedores e segundos colocados de cada chave), seguida por semifinais e final
1986-1994: Uma fase de grupos, seguida por uma fase de eliminação com 16 equipes (os vencedores, segundo colocados e melhores terceiros colocados de cada chave).
1998-presente: Uma fase de grupos, seguida por uma fase direta de eliminação com 16 equipes (os vencedores e segundo-colocados).
Competições internacionais